Fisioterapia Invasiva

Electrólise Percutânea Intratecidular - EPI® 

A EPI® é uma técnica minimamente invasiva, que nos últimos anos tem mostrado a sua eficácia e segurança no tratamento de lesões tendinosas, ligamentares e musculares. É um procedimento terapêutico que tem revolucionado a recuperação de lesões dos tecidos moles. 

A EPI® consiste na aplicação de uma combinação de correntes galvânicas e micro-correntes, unicamente no local da lesão, através da punção de uma agulha, sendo o procedimento guiado por ecógrafo. Isto possibilita uma atuação unicamente sobre o tecido lesionado, provocando um conjunto de reações que possibilitam uma ativação dos mecanismos de cura. Permitindo a regeneração e/ou reparação do tecido lesionado, obtendo excelentes resultados na redução da dor, na função tecidular e diminuindo o tempo necessário para o retorno à atividade do indivíduo.

Devido à sua eficácia é utilizada por equipas como FC Inter de Milão, FC Manchester United, Atlético de Madrid, FC Barcelona, entre outros, na rápida recuperação dos seus atletas.

A Intrafisio é pioneira no tratamento de EPI® ecoguiada, tendo sido o primeiro Centro Acreditado pela EPI Advanced Medicine, em Portugal. Possuímos o recente equipamento ALPHA®, que possibilita uma intervenção mais rápida e eficaz na sua lesão.

Neuromodulação Percutânea Ecoguiada -MNP® 

A Neuromodulação Percutânea Ecoguiada é uma técnica eficaz e segura no tratamento da dor. Podemos definir a intervenção, como uma técnica minimamente invasiva, basicamente indolor, que consiste na aplicação de uma estimulação elétrica, através de uma agulha, num nervo periférico ao longo do seu trajeto com o auxílio de ecógrafo, obtendo benefício terapêutico.

A aplicação de uma corrente elétrica de baixa frequência perto de um nervo periférico estimula uma resposta motora e/ou sensitiva do nervo estimulado, aumentando ou diminuindo a excitabilidade das células nervosas responsáveis pela condução do impulso nervoso.

Através da intervenção com a Neuromodulação Percutânea Ecoguiada conseguimos uma diminuição da dor aguda ou crónica (muitas vezes imediata), restabelecendo a função normal do sistema nervoso (periférico, sensorial, motor, etc), melhorarando a função neuromuscular (padrões de recrutamento muscular e controlo motor), de forma extremamente segura, sem efeitos secundários e possibilitando, muitas vezes, uma redução na utilização da medicação para a dor.

Na Intrafisio, somos pioneiros na utilização da Neuromodulação Percutânea Ecoguiada, estando os nossos profissionais habilitados para a realização da intervenção. É uma técnica que utilizamos frequentemente na nossa clínica, para uma grande variedade de patologias músculo-esqueléticas (tendinopatias, lombalgias, cervicalgias, compressões nervosas, etc), isoladamente ou em complemento com outras técnicas, de uma forma personalizada e individualizada.

Punção Seca - Dry Needling

A síndrome de dor miofascial (SDM), é uma das principais causas de dor neuromuscular aguda e crónica (cerca de 70 a 80%), podendo ser definida pelo conjunto de sinais e sintomas (sensoriais, motores e autónomos), causados pela presença de "trigger points" ou "pontos gatilho miofasciais" (PGM's).

 Os PGM's podem ser definidos como zonas localizadas nos músculos que apresentam alterações relevantes (disfunção da placa motora, aumento da tensão muscular, hipoxia local, presença de substâncias sensibilizantes e nociceptivas, diminuição do ph, modulação autonómica). A presença destes PGM's pode originar a presença de padrões de dor referida (muitas vezes referida para locais distantes do músculo afetado), restrição da amplitude de movimento, debilidade muscular, fadiga muscular, padrões musculares alterados, entre outros.

Os PGM's apresentam características clínicas bem definidas (facilmente identificáveis por profissionais com formação na área), factores de ativação (sobrecarga muscular, traumas, disfunções articulares, radiculopatias, stress emocional, outros PGM's, etc), factores de perpetuação (mecânicos, alterações estruturais, radiculopatias, factores psicológicos, alterações metabólicas, perturbações nutricionais, etc), e mecanismos de tratamento próprios (terapia manual, alongamentos, dry needling ou punção seca, infiltração de lidocaína, infiltração de toxina botulínica).

No nosso corpo clínico, contamos com profissionais especialistas na síndrome de dor miofascial (SDM), com competências para atuar a nível conservador (terapia manual), e invasiva (dry needling ou punção seca, infiltração de lidocaína e infiltração de toxina botulínica). Para além disto, de forma a garantir a máxima segurança e eficácia nas nossas intervenções, os nossos procedimentos invasivos são guiados por ecografia 
Share by: