Platelet-Rich plasma, hyaluronic acid, or ozone in treatment of knee osteoarthritis


A Osteoartrose é a maior causa de disfunção articular, caracterizada por uma perda progressiva da cartilagem articular, alterações na membrana sinovial e no líquido sinovial. As articulações mais frequentemente afetadas são as mãos, joelhos, ancas, ombros e coluna vertebral, e a prevalência é de mais de 30% em adultos com idade superior a 50 anos.



As abordagens terapêuticas conservadoras mais utilizadas nesta patologia podem incluir uma modificação das atividades da vida diária, diminuição de peso, tratamento medicamentoso, fisioterapia e/ou injeções intra-articulares (PRP, Ácido Hialurónico, Ozono, entre outros). O tratamento utilizado pode variar, consoante vários fatores como o historial clínico, tratamento realizados anteriormente, severidade da condição, contraindicações e a capacidade de tolerância do utente.


A infiltração intra-articular com ácido hialurónico, também denominada por viscossuplementação, tem um papel importante na melhoria da viscosidade do líquido sinovial, reduzindo o stress nas superfícies articulares e melhorando a biomecânica articular. As infiltrações intra-articulares de ácido hialurónico poderão, assim, ser recomendadas a utentes que apresentem osteoartrose, de forma a controlar a sintomatologia, aumentar a mobilidade articular e melhorar a sua qualidade de vida.


O plasma rico em plaquetas (PRP) é outra terapêutica, frequentemente utilizada no tratamento da osteoartrose. A infiltração de PRP intra-articular, ou seja, a injeção de fatores de crescimento plaquetários autólogos do indivíduo promove a ativação celular, bem como, a diminuição da dor.


A ozonoterapia intra-articular é uma terapêutica onde é infiltrada uma mistura de oxigénio-ozono, esta apresenta uma ação farmacológica indireta, ativando sinais de transdução nuclear e síntese de proteínas que vão possibilitar uma ação anti-inflamatória, analgésica e imunomoduladora.


Duymus e os seus colaboradores compararam a utilização de três terapêuticas distintas (ozono, plasma rico em plaquetas e ácido hialurónico), em pacientes com diagnóstico de osteoartrose no joelho. Os resultados do estudo demonstram que o ozono apresenta resultados benéficos na redução da dor até aos 3 meses após a infiltração, deixando de fazer efeito após este período. Tal como o ozono intra-articular, o ácido hialurónico também demonstrou ser uma terapêutica eficaz no controlo da dor relacionada com a osteoartrose, apresentando uma melhoria da sintomatologia por um período mais longo do que o ozono intra-articular. No entanto, a terapêutica que melhor resultado apresentou foi o PRP, segundo a investigação, a infiltração intra-articular com PRP, apresentou resultados favoráveis na redução da dor por, pelo menos, dozes meses após a administração.


Fonte: Duymus, T. M., Mutlu, S., Dernek, B., Komur, B., Aydogmus, S., & Kesiktas, F. N. (2017). Choice of intra-articular Injection in treatment of knee osteoarthritis: Platelet-Rich plasma, hyaluronic acid or ozone options. Knee Surgery, Sports Traumatology, Arthroscopy, 25(2), 485-492.