Omalgia relacionada com a AC


A omalgia pode, em algumas situações, ter a sua origem na articulação acrómio-clavicular (AC). Apesar desta evidência, o seu correto diagnóstico é, muitas vezes desafiador.


Os profissionais, normalmente, utilizam a palpação da AC, o "Scarf Test" ("Cross Arm Adduction Test"), o "AC Resisted Extension Test", entre outros, na identificação da contribuição da AC na clínica existente, no entanto, nem sempre os resultados são claros. Para além disto, os exames radiológicos podem apresentar alterações crónicas sem que haja uma relação direta com a sintomatologia.


Uma das estratégias usadas, para confirmar a influência da AC na dor do ombro, é a injeção na articulação de um anestésico local. Caso se verifique uma redução da sintomatologia, após o procedimento, existe uma elevada probabilidade de estarmos na presença de uma relação entre a dor e a patologia da AC. Para além da utilidade diagnóstica, estas infiltrações poderão ser utilizadas no tratamento desta patologia.


No entanto, devemos ter em conta a investigação existente sobre a infiltração da AC, nomeadamente o uso da palpação vs o uso de guia através de ecógrafo. Segundo as investigações realizadas pelo Dr. Evan Peck e restante equipa (investigação em cadáveres), os dados recolhidos apontam que as infiltrações AC realizadas sem ecógrafo (através da palpação) apresentam uma precisão técnica de 40%, enquanto que as realizadas com recurso a ecógrafo a precisão aumenta para os 100%.


Assim, os profissionais que ponderem a utilização de infiltrações na AC deverão considerar a execução do procedimento com recurso a ecógrafo, de forma a conseguir uma maior precisão na intervenção.


Fonte: Peck, E., Lai, J. K., Pawlina, W., & Smith, J. (2010). Accuracy of Ultrasound-Guided Versus Palpation-Guided Acromioclavicular Joint Injections: A Cadaveric Study. PM&R