As estatinas podem provocar tendinopatias?
Existem investigações que sugerem a influência das estatinas na homeostase do tendão, tendo sido observado que estas podem provocar alterações na matriz extracelular (MEC) do tendão, que é composta, principalmente, por colagénio do tipo 1 sintetizado pelos tenócitos.
ECO vs RMN nas entorses da tibiotársica recorrente e na instabilidade crónica
As lesões por entorse da tibiotársica afetam aproximadamente 10% dos utentes nos cuidados de saúde primários e nos departamentos de emergência hospitalar, ocorrendo numa taxa de 7 em cada 1000 pessoas por ano. Os ligamentos do compartimento lateral do tornozelo são afetados em 85% dos casos, sendo que o ligamento talofibular anterior é o mais afetado de todos, seguido do ligamento calcaneofibular.
High volume image guided injections in shoulder impingement syndrome
Aproximadamente 50% da população mundial refere pelo menos um episódio de dor no ombro todos os anos. A Shoulder Impingement Syndrome é um termo abrangente, que engloba inúmeras condições, podendo envolver patologia em diferentes estruturas anatómicas (tendinopatia da coifa dos rotadores, tendinopatia calcificante, bursite subacromiodeltóidea, entre outras).
Platelet-Rich plasma, hyaluronic acid, or ozone in treatment of knee osteoarthritis
A Osteoartrose é a maior causa de disfunção articular, caracterizada por uma perda progressiva da cartilagem articular, alterações na membrana sinovial e no líquido sinovial. As articulações mais frequentemente afetadas são as mãos, joelhos, ancas, ombros e coluna vertebral, e a prevalência é de mais de 30% em adultos com idade superior a 50 anos.
The Effectiveness of Trigger Point Dry Needling by Physical Therapists in Musculoskeletal Conditions
Dry Needling é uma técnica que consiste na utilização de uma agulha de punção seca, com o objetivo de penetrar a pele e a musculatura superficial ou profunda, com a intenção de, mecanicamente, realizar a inibição de Trigger Points – Síndrome da Dor Miofascial.
A técnica de Dry Needling aplicada na localização do Trigger Point miofascial produz uma resposta nervosa local e central de modo a restaurar a homeostasia, levando a uma redução da sensibilização à dor central e periférica, podendo mesmo ativar mecanismos das vias ascendentes e vias inibitórias da dor.
PRP na dor e funcionalidade no tratamento da osteoartrose
A osteoartrose do joelho, que envolve fenómenos de degeneração na cartilagem, pode envolver a presença de dor intensa e uma significativa incapacidade. Alguns dos tratamentos não cirúrgicos mais utilizados incluem fisioterapia, medicação analgésica, anti-inflamatórios não esteroides e injeções intra-articulares como o ácido hialurónico, ozono ou PRP, com o objetivo de reduzir os sintomas e melhorar a função do joelho.
Electrólise Percutânea Intratecidular nas lesões dos tecidos moles
A técnica Eletrólise Percutânea Intratecidular - EPI® foi criada pelo Dr. José Manuel Sánchez-Ibáñez há 20 anos e consiste na aplicação de um fluxo elétrico, através de um dispositivo especialmente desenhado e criado pelo mesmo que, através de uma agulha conectada a um manípulo, permite a passagem da corrente elétrica diretamente na região específica afetada, tanto em tendinopatias como em outras lesões de tecidos moles de grande prevalência e incidência na vertente desportiva e laboral.
High-Volume Injection, PRP ou Sham Treatment in Chronic Midportion Achilles Tendinopathy
A tendinopatia do tendão de Aquiles (TA) representa entre 6 a 18% de todas as lesões que afetam os corredores, havendo uma maior prevalência em homens de meia idade.
A porção média do TA, localizada a cerca de 5/6cm da base do calcâneo, é a zona maioritariamente afetada. Na tendinopatia do TA, podemos encontrar uma degeneração do tendão, presença de ruturas tendinosas, bem como, a presença de neoneurovascularizações.
Otimização da regeneração após lesão muscular, mediante a aplicação da técnica EPI®, de forma percutânea e ecoguiada
Atualmente, sabemos que na presença de uma lesão muscular, como resposta a sinais relacionados com dano nas miofibrilas e consequente infiltração de células inflamatórias (neutrófilos e macrófagos), existe uma necrose das células musculares. Nas zonas de lesão das miofibrilas, ocorre uma desgranulação dos mastócitos, provocando a libertação de citocinas pró-inflamatórias, tais como, o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), a interleucina - 1 (IL-1), e a histamina.
A neoneurovascularização e a hipóxia como possíveis mecanismos de dor e de inibição do processo de resolução das tendinopatias
Nas tendinopatias degenerativas, para além da degradação de colagénio, degeneração mixóide, défice de mobilidade fluídica da matriz extracelular (MEC), e da morte celular, devemos considerar a importância de outra característica patogénica. Existe, de forma significativa, uma hipóxia (baixo teor de oxigénio), no tendão que provoca uma resposta inflamatória persistente.
Omalgia relacionada com a AC
A omalgia pode, em algumas situações, ter a sua origem na articulação acrómio-clavicular (AC). Apesar desta evidência, o seu correto diagnóstico é, muitas vezes desafiador.
Os profissionais, normalmente, utilizam a palpação da AC, o "Scarf Test" ("Cross Arm Adduction Test"), o "AC Resisted Extension Test", entre outros, na identificação da contribuição da AC na clínica existente, no entanto, nem sempre os resultados são claros. Para além disto, os exames radiológicos podem apresentar alterações crónicas sem que haja uma relação direta com a sintomatologia.
Electrólise Percutânea Intratecidular - EPI®
A Electrólise Percutânea Intratecidular - EPI® é uma técnica minimamente invasiva, que nos últimos anos tem mostrado a sua eficácia e segurança no tratamento de lesões tendinosas, ligamentares e musculares.
Através de vários estudos científicos e da contínua investigação no departamento ID da EPI Advanced Medicine, este tornou-se num procedimento terapêutico que tem revolucionado a recuperação de lesões dos tecidos moles.