Artrose do Tornozelo: O que é? Quais os sintomas? O que causa? Existe tratamento?

O QUE É?
A artrose é um termo utilizado para descrever um quadro de desgaste da cartilagem de qualquer articulação do nosso corpo. A região do tornozelo e pé é constituída por várias articulações, e todas elas são suscetíveis ao aparecimento desta patologia. Assim, a artrose do tornozelo corresponde a um processo degenerativo desta região, caracterizado pelo aparecimento de um desgaste progressivo da articulação que poderá provocar dor e/ou limitações significativas nas tarefas diárias.
QUAIS SÃO AS CAUSAS?
A artrose do tornozelo surge devido a processos degenerativos (associados ao envelhecimento), podendo também ocorrer como consequência de traumatismo. As lesões associadas a processos degenerativos são resultado de microtraumas repetidos sobre a cartilagem do tornozelo, por longos períodos de tempo. Neste tipo de lesões, a cartilagem começa a criar fissuras e a reduzir a sua espessura, começando assim o processo de desgaste da mesma. Como é uma estrutura com uma baixa capacidade de reparação os danos vão acumulando e levam a um potencial agravamento dos sintomas e das limitações (por exemplo, diminuição da mobilidade).
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Numa fase inicial, os sintomas poderão ser bastante discretos podendo, em alguns casos, existir a redução de espessura da cartilagem sem presença de dor significativa e/ou limitações funcionais. Com o evoluir da situação poderão começar a surgir os primeiros sintomas como a presença de dor e rigidez na articulação que, frequentemente, começam a condicionar as atividades diárias. Nas fases mais avançadas, a dor começa a ter uma frequência cada vez mais frequente, limitando a realização de tarefas como caminhar, subir e descer escadas ou mesmo estar na posição de pé (inclusive curtos períodos de tempo). Para além disto, existe habitualmente a presença de limitações nas amplitudes de movimento.
EXISTE TRATAMENTO?
O tratamento para a osteoartrose é complexo e varia de indivíduo para indivíduo uma vez que depende dos sintomas da pessoa, do estado evolutivo da doença e das características individuais do utente. Na Intrafisio, o tratamento conservador da artrose do tornozelo é realizado por uma equipa de profissionais especializados e experientes no tratamento desta patologia. Habitualmente, são utilizadas estratégias de Medicina Regenerativa (Viscossuplementação, Ozonoterapia, Plasma Rico em Plaquetas, Proloterapia, entre outras), combinadas com Fisioterapia (por exemplo: Exercício Terapêutico, Neuromodulação Percutânea Ecoguiada, Radiofrequência, Correção de Movimento e Posturas, entre outras), podendo em algumas situações serem incluídas outras especialidades como a Nutrição (quando existe excesso de peso). Com esta abordagem temos conseguido obter uma diminuição significativa da dor e aumento da funcionalidade das pessoas que sofrem de artrose do tornozelo, possibilitando uma melhoria expressiva na qualidade de vida.
Para mais informações entre em contacto connosco:
Fisioterapeuta Óscar Caridade
Ordem dos Fisioterapeutas 805
INTRAFISIO - Centro clínico de referência no tratamento de lesões ortopédicas e desportivas.
INTRAFISIO, LDA - NIPC 513036385
Rua de Aveiro, Lote 2A, 3000-064 Coimbra, Portugal
Número de Registo ERS: 23601 - Licença de Funcionamento: 23687