Tendinopatia Patelar: O que é? Quais os sintomas? Existe tratamento?

O QUE É?
O tendão patelar (também designado por ligamento patelar), une o osso da patela (também conhecida como rótula), à tuberosidade anterior da tíbia, sendo um tendão com um comprimento de cerca de 5 a 6 centímetros. A tendinopatia patelar (também conhecida como tendinite patelar, tendinose patelar ou tendinopatia rotuliana), corresponde à patologia encontrada neste tendão que é caracterizada pela presença de dor, intolerância ao movimento/exercício e incapacidade funcional. Normalmente, a tendinopatia envolve a combinação de um processo de degeneração das fibras do tendão com alguma atividade inflamatória. Devido a estas alterações, o tendão sofre uma falência do processo de cura que resulta, habitualmente, neste quadro de dor e incapacidade funcional. Habitualmente, esta patologia está relacionada com desportos que envolvam saltos (basquetebol, voleibol, futebol, entre outros), sendo mais comum em homens jovens (15 aos 30 anos). Os dados indicam que cerca de 53% dos atletas que sofrem de tendinopatia patelar abandonam o desporto.
Sabe a diferença entre tendinite, tendinose e tendinopatia? Clique aqui para saber mais
QUAIS SÃO AS CAUSAS?
A tendinopatia patelar está, habitualmente, associada a uma sobrecarga mecânica excessiva. Esta maior requisição do tendão pode levar, numa fase inicial, a uma maior reatividade do tendão (presença de sintomas sem alterações na estrutura das fibras), e posteriormente pode progredir para degeneração das fibras, podendo eventualmente culminar com ruturas parciais ou completas. Para além da sobrecarga mecânica (treinos, jogos, cargas aplicadas), existem outros fatores que podem influenciar o aparecimento desta patologia, nomeadamente: peso (maiores IMC), diminuição da força muscular dos quadríceps, dismetria dos membros inferiores, presença de pé plano, bem como, a diminuição de flexibilidade dos quadríceps e isquiotibiais.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Os sintomas da tendinopatia patelar são a presença de dor localizada no pólo inferior da rótula, sendo a dor relacionada com a atividade (sobrecarga mecânica). Inicialmente, a dor tende a aparecer após a atividade física, no entanto, à medida que a situação vai progredindo a dor pode estar presente em qualquer atividade (mesmo em repouso).
EXISTE TRATAMENTO?
Muitas pessoas questionam-se como tratar a tendinopatia patelar (como tratar a tendinite patelar? ou como tratar a tendinite rotuliana?). Devemos ter em conta que as lesões dos tendões são situações complexas e envolvem um tratamento especializado. Sujeitar o tendão a cargas excessivas e movimentos inadequados pode provocar mais dano no tendão e agravar a condição clínica e os sintomas. Na Intrafisio, em Coimbra, dispomos de profissionais habilitados e especializados nos melhores tratamentos para as tendinopatias patelares. Um dos tratamentos que mais utilizamos (> 14.000 procedimentos realizados), a Electrólise Percutânea Intratecidular - EPI, apresenta excelentes resultados neste tipo de lesões tendo ficado conhecida pela sua utilização em atletas de alta competição. A Electrólise Percutânea Intratecidular potencia o processo de recuperação do tendão, permitindo obter uma diminuição da dor e possibilitando alcançar níveis de função adequados, o que permite realizar novamente as atividades diárias sem dor ou mesmo exercício físico.
Para mais informações entre em contacto conosco:
Fisioterapeuta Óscar Caridade
Ordem dos Fisioterapeutas 805
INTRAFISIO - Centro clínico de referência no tratamento de lesões ortopédicas e desportivas.
INTRAFISIO, LDA - NIPC 513036385
Rua de Aveiro, Lote 2A, 3000-064 Coimbra, Portugal
Número de Registo ERS: 23601 - Licença de Funcionamento: 23687

