Coxartrose ou Artrose da Anca: O que é? Quais os sintomas? O que causa? Existe tratamento?

O que é?
A anca é uma articulação complexa, constituída por uma articulação principal, a articulação coxo-femoral (entre o colo do fémur e o acetábulo). Esta articulação é reforçada por vários ligamentos e pela cápsula articular que têm como objetivo amortecer os impactos e dar estabilidade a todo o complexo do membro inferior. A artrose da anca (coxartrose, osteoartrose da anca ou osteoartrose coxo-femoral) é um processo degenerativo desta articulação, caracterizado por um desgaste progressivo desta cartilagem.
Quais são as causas?
A coxartrose apresenta várias causas (intrínsecas e extrínsecas). Para as causas intrínsecas contribuem fatores como a idade e genéticos. Em relação à idade, a artrose da anca tem tendência a aparecer com o aumento da idade (acima dos 60 anos) devido ao processo normal de envelhecimento. Esta condição pode ter também causas extrínsecas como o excesso de peso corporal, que aumenta a sobrecarga na articulação e leva a um maior desgaste da cartilagem da anca. Além disso, a atividade profissional pode também influenciar o aparecimento precoce desta condição, principalmente em atividades profissionais que envolvem estar muito tempo de pé. A artrose da anca pode ser bilateral, apesar do desgaste na cartilagem ser variável de um lado para o outro.
Quais são os sintomas?
Os sintomas relacionados com esta condição podem variar de pessoa para pessoa e não tem uma relação direta com a gravidade da artrose, uma vez que indivíduos com artroses leves podem ser muito sintomáticos e indivíduos com artroses em estados mais avançados podem não ter qualquer sintoma e caminhar sem qualquer dor. No caso de ser uma artrose leve, os sintomas manifestam-se como uma dor na anca (que irradia para a parte da frente da coxa e virilha), que agrava com o movimento (principalmente a marcha) e alivia com o repouso. Nestes casos, atividades como subir escadas, ou mesmo o caminhar tendem a provocar muita dor e crepitação (estalos). Além disso, existe uma rigidez ao iniciar a marcha e as amplitudes de movimento da anca podem estar diminuídas, resultando numa marcha claudicante (“mancar”). Numa fase mais avançada da artrose, a dor na região da anca pode ser constante, mesmo na posição de sentado ou deitado.
Existe tratamento?
O tratamento para a osteoartrose é complexo e varia de indivíduo para indivíduo uma vez que depende dos sintomas da pessoa, do estado evolutivo da doença e das características individuais do utente. Na Intrafisio, o tratamento conservador da artrose da anca é realizado por uma equipa de profissionais especializados e experientes no tratamento desta patologia. Habitualmente, são utilizadas estratégias de Medicina Regenerativa (Viscossuplementação, Ozonoterapia, Plasma Rico em Plaquetas, Proloterapia, entre outras), combinadas com Fisioterapia (por exemplo: Exercício Terapêutico, Neuromodulação Percutânea Ecoguiada, Radiofrequência, Correção de Movimento e Posturas, entre outras), podendo em algumas situações serem incluídas outras especialidades como a Nutrição (quando existe excesso de peso). Com esta abordagem temos conseguido obter uma diminuição significativa da dor e aumento da funcionalidade das pessoas que sofrem de coxartrose, possibilitando uma melhoria expressiva na qualidade de vida.
Para mais informações entre em contacto connosco:
Fisioterapeuta Óscar Caridade
Ordem dos Fisioterapeutas 805
INTRAFISIO - Centro clínico de referência no tratamento de lesões ortopédicas e desportivas.
INTRAFISIO, LDA - NIPC 513036385
Rua de Aveiro, Lote 2A, 3000-064 Coimbra, Portugal
Número de Registo ERS: 23601 - Licença de Funcionamento: 23687