Tendinopatia de Aquiles: O que é? Quais os sintomas? Existe tratamento?

O QUE É?
O termo tendinopatia de Aquiles (também conhecida como tendinite de Aquiles, tendinose de Aquiles ou paratendinite de Aquiles), corresponde à patologia encontrada neste tendão que é caracterizada pela presença de dor, intolerância ao movimento/exercício (principalmente o andar) e incapacidade funcional. Normalmente, a tendinopatia envolve a combinação de um processo de degeneração das fibras do tendão com alguma atividade inflamatória. Devido a estas alterações, o tendão sofre uma falência do processo de cura que resulta, habitualmente, neste quadro de dor e incapacidade funcional.
QUAIS SÃO AS CAUSAS?
A tendinopatia de Aquiles está, habitualmente, associada a uma sobrecarga mecânica excessiva. Esta maior requisição do tendão pode levar, numa fase inicial, a uma maior reatividade do tendão (presença de sintomas sem alterações na estrutura das fibras), e posteriormente pode progredir para degeneração das fibras, podendo eventualmente culminar com ruturas parciais ou completas. Para além da sobrecarga mecânica (treinos, jogos, cargas aplicadas), existem outros fatores que podem influenciar o aparecimento desta patologia, nomeadamente: alterações na posição do pé (apoio plantar mais lateral), uso de calçado desadequado, alterações no padrão normal da marcha/corrida, diminuição da força muscular (flexores plantares), consumo de álcool, bem como, a toma de fluoroquinolonas. Normalmente, esta patologia é mais frequente em homens com uma idade entre os 35 e os 45 anos.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
O primeiro sintoma da tendinopatia de Aquiles manifesta-se como uma rigidez matinal no tendão ao acordar ou após longos períodos de inatividade. A presença de dor, nas fases iniciais da patologia, tende a ser um sintoma tardio (surge após alta demanda mecânica). À medida que a situação vai agravando, a dor começa a ser mais presente. Numa fase mais precoce a dor aparece no início da atividade desportiva, melhora ao longo da atividade e, posteriormente agrava após a sessão de treino. Em situações mais avançadas a dor no tendão pode estar mesmo presente em repouso (sem sobrecarga mecânica relevante), limitando significativamente os movimentos e a funcionalidade.
EXISTE TRATAMENTO?
Muitas pessoas questionam-se como tratar a tendinopatia Aquiles (como tratar a tendinite Aquiles? ou como tratar a tendinose Aquiles?). As lesões dos tendões são situações complexas e envolvem um tratamento especializado uma vez que sujeitar o tendão a cargas excessivas e movimentos inadequados pode provocar mais dano no tendão e agravar a condição clínica e os sintomas. Na Intrafisio, criámos o protocolo TENDOFIX®, um protocolo clínico exclusivo que combina conhecimento científico atualizado, tecnologia avançada e experiência prática acumulada pela nossa equipa. O objetivo é oferecer uma abordagem estruturada e personalizada para a recuperação dos tendões.
O TENDOFIX® integra várias técnicas e estratégias (por exemplo: EPI®, Micro EPI®, Pica-F, NMG®, NMP®, terapias bioxidativas, terapias bioestimulantes, mecanotransdução entre outras), selecionadas de acordo com a disfunção tendinosa encontrada (de acordo com avaliação prévia), que atuam de forma direcionada nos principais fatores responsáveis pela tendinopatia (problemas estruturais, disfunções mecânicas, alterações bioquímicas, alterações vasculares, disfunções celulares, alterações neuronais, entre outras). O objetivo do TENDOFIX® é conseguir uma estimulação tecidular, redução da dor (de forma progressiva), restaurando a função e a mobilidade.
Uma das técnicas que mais utilizamos no TENDOFIX® é a Electrólise Percutânea Intratecidular - EPI®. Esta técnica, com mais de 20 anos de investigação, foi criada e pelo Dr. José Manuel Sánchez em Espanha, tendo sido estudada em diferentes contextos clínicos e utilizada com segurança no tratamento de lesões tendinosas, musculares e ligamentares. Este procedimento permite modificar quimicamente o ambiente do tendão possibilitando a passagem de um estado inflamatório para um estado regenerativo. Na Intrafisio, fomos pioneiros na utilização desta técnica, tendo já realizado mais de 38.000 procedimentos, ao longo destes anos de prática (> 11 anos), observando frequentemente melhorias clínicas nos nossos utentes. Contribuímos também para o ensino desta técnica a outros colegas, sendo professor oficial da técnica EPI® pela EPI Advanced Medicine - Barcelona.
Porque escolher o TENDOFIX®?
- Protocolo exclusivo da Intrafisio
- Baseado em ciência atual e experiência clínica
- Combinação de várias técnicas e estratégias, de acordo com a necessidade do tendão
- Atua de forma abrangente e integrada nos vários fatores que influenciam as tendinopatias
- Personalizado à realidade de cada utente
✅AGENDE JÁ - AVALIAÇÃO PROTOCOLO TENDOFIX®
👉 QUER SABER MAIS INFORMAÇÕES?
(Deixe os seus dados e a nossa equipa entrará em contato consigo)
Nota: Os resultados podem variar de acordo com a situação clínica de cada utente. A avaliação inicial permite definir a abordagem mais adequada em cada caso.
Fisioterapeuta Óscar Caridade
Ordem dos Fisioterapeutas 805
INTRAFISIO - Especializados no tratamento de lesões ortopédicas e desportivas.
INTRAFISIO, LDA - NIPC 513036385
Rua de Aveiro, Lote 2A, 3000-064 Coimbra, Portugal
Número de Registo ERS: 23601 - Licença de Funcionamento: 23687