Cervicalgia ou Dor na Cervical: O que é? Quais os sintomas? O que causa? Existe tratamento?

O que é?
A cervicalgia é caracterizada pela presença de dor na região da cervical e/ou do pescoço que pode afetar várias atividades do dia a dia. Frequentemente, quem sofre de dor na região da cervical, para além do sofrimento associado, apresenta também diminuição do rendimento no local de trabalho, bem como, limitações na realização de atividades domésticas e/ou familiares. Para além disto, habitualmente, existe a presença de dor cervical noturna, que pode levar a uma diminuição da qualidade do sono com consequências nefastas do estado de saúde geral. Esta patologia tem maior incidência no sexo feminino, podendo ser temporária ou crónica.

Quais as causas?
A cervicalgia poderá estar associada a processos traumáticos, degenerativos, posturais ou mesmo a movimentos repetitivos. Os processos traumáticos, responsáveis por dor na região cervical, exigem sempre um diagnóstico rápido, de forma a descartar patologia grave que necessite de intervenção imediata. Os processos degenerativos (normalmente associados ao envelhecimento), também podem provocar dor na região cervical. Habitualmente, as estruturas articulares, discais e ligamentares (entre outras), podem sofrer um processo de envelhecimento e, em alguns casos, potenciar o aparecimento de dor nesta região. Para além disto, as posturas adotadas (no local de trabalho, durante o sono ou mesmo nas atividades da vida diária), bem como, os movimentos realizados (principalmente movimentos repetitivos), podem contribuir para sensibilizar algumas estruturas na cervical e provocar o aparecimento de dor. 

Quais são os sintomas?
A cervicalgia é caracterizada pela presença de dor na região da cervical e do pescoço. Normalmente, a dor pode estar associada a limitação da mobilidade normal nesta região, ou seja, poderá haver dificuldade, por exemplo, para rodar a cabeça ao conduzir. Esta dor pode estar presente em repouso, no entanto, frequentemente ela irá agravar com o movimento e/ou adoção de algumas posturas. Em alguns casos, a dor cervical pode manifestar-se com o aparecimento de cefaleias. Para além destes sintomas, a dor na cervical pode ser acompanhada de dor irradiada (também pode ocorrer dormência, ardor, falta de sensibilidade ou perda de força), para o braço, antebraço ou mesmo para a mão. Nesta situação, poderá existir uma compressão nervosa na região cervical que influencia o aparecimento destes sintomas. Em todos estes casos, deverá procurar ajuda, de forma a ser avaliada por um profissional adequado.

Existe tratamento?
O tratamento para a cervicalgia é, muitas vezes, complexo exigindo uma correta avaliação, raciocínio clínico e tomada de decisão, em relação aos tratamentos adequados para cada situação. Na Intrafisio, Centro de Fisioterapia em Coimbra, o tratamento da cervicalgia é adaptado a cada situação e realizado por profissionais especializados. Normalmente, será necessário intervir nos fatores que poderão estar na base do desenvolvimento da cervicalgia (como posturas no local de trabalho, movimentos repetitivos, entre outros), na diminuição da dor (com técnicas como a neuromodulação percutânea ecoguiada), na melhoria da estabilização vertebral (com exercício clínico), na correção postural (com técnicas como a reeducação postural global).

Para mais informações entre em contacto connosco:


Fisioterapeuta Óscar Caridade
Ordem dos Fisioterapeutas 805

INTRAFISIO - Centro clínico de referência no tratamento de lesões ortopédicas e desportivas.

INTRAFISIO, LDA - NIPC 513036385
Rua de Aveiro, Lote 2A, 3000-064 Coimbra, Portugal
Número de Registo ERS: 23601 - Licença de Funcionamento: 23687

Exercício adaptado, acompanhado por fisioterapeuta, para estimular corpo e memória
Por Intrafisio Lda 27 de agosto de 2025
O exercício físico pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo. Saiba como o movimento protege a memória e promove autonomia depois dos 60.
Pessoa com mais de 60 anos a realizar exercício clínico adaptado para reduzir dores articulares
Por Intrafisio Lda 25 de agosto de 2025
Dores e rigidez não são inevitáveis após os 60. Descubra como o exercício adaptado ajuda em artroses e dor crónica, devolvendo autonomia e qualidade de vida.
Pessoa com mais de 60 anos a caminhar acompanhada por fisioterapeuta, em treino adaptado para melhor
Por Intrafisio Lda 22 de agosto de 2025
Cansaço ao caminhar não é inevitável após os 60. Saiba como o exercício clínico pode melhorar resistência, energia e autonomia com segurança.
Pessoa com mais de 60 anos a realizar exercício de força adaptado com fisioterapeuta, para recuperar
Por Intrafisio Lda 21 de agosto de 2025
A perda de força e massa muscular após os 60 anos, conhecida como sarcopenia, não é inevitável. Descubra como o exercício clínico pode ajudar
Quedas nos Idosos: Descubra como reduzir o risco de quedas na idade sénio
Por Intrafisio Lda 19 de agosto de 2025
Quedas em idosos não são inevitáveis. Descubra as principais causas, consequências e como a fisioterapia pode reduzir o risco e devolver confiança
Idoso a realizar exercício acompanhado por fisioterapeuta em ambiente clínico, com foco em segurança
Por Intrafisio Lda 19 de agosto de 2025
Descubra como o exercício depois dos 60 pode ser seguro e benéfico, mesmo com doenças crónicas e medicação, quando acompanhado por fisioterapeutas.
Lombalgia: A minha coluna estará
Por Intrafisio Lda 15 de setembro de 2022
Lombalgia: A minha coluna estará "fora do sítio"?
Tendinopatia Patelar: O que é? Sintomas? Causas? Tratamento?
Por Intrafisio Lda 8 de setembro de 2022
Tendinopatia Patelar: O que é? Sintomas? Causas? Tratamento?
Lombalgia ou Dor Lombar - Devo manter-me ativo?
Por Intrafisio Lda 5 de setembro de 2022
Lombalgia ou Dor Lombar - Devo manter-me ativo?
Dor Lombar - Ter dor matinal significa algum problema grave?
Por Intrafisio Lda 28 de agosto de 2022
Facto ou Mito? A dor lombar matinal é sintoma de um problema grave?
Show More