Dor Ciática: Será este o meu problema?
O nervo ciático é o maior nervo do nosso corpo, tendo origem na parte inferior das costas, seguindo ao longo das nádegas e das coxas até à parte posterior da perna. Este nervo é responsável pela inervação da maior parte da zona da coxa, perna e pé.
A dor ciática, ou ciática simplesmente, consiste numa dor intensa e persistente ao longo do trajeto do nervo ciático devido à irritação ou compressão do nervo em qualquer zona da sua extensão. A maior parte dos casos estão relacionados com inflamação, alterações na componente óssea da coluna vertebral, como artroses por exemplo, ou ruturas do disco intervertebral, também chamadas de hérnias discais que podem provocar compressão nas raízes do nervo e desencadear a dor. Existem ainda outras causas como estenoses, espondilolisteses, síndrome do piriforme, trauma, complicações pós-operatórias, herpes zoster, entre outras.
Os sintomas incluem dor no fundo das costas ou na zona da nádega que pode irradiar para a parte posterior da coxa ou da perna, normalmente associada apenas a um dos membros inferiores. A dor pode manifestar-se como uma dor tipo pontada ou tipo ardor, tendo tendência a ser pior durante a noite e de manhã, agravando com movimentos específicos. Além disso, podem ocorrer outros sintomas como sensação de dormência ou formigueiro ou ainda perda de força ou alterações nos reflexos, estes últimos dois menos comuns.
Na maior parte dos casos em que existe dor ciática a fisioterapia consegue bons resultados na eliminação da dor ou de qualquer outro sintoma relacionado com a irritação do nervo ciático.
Fisioterapeuta Gonçalo Flores
Ordem dos Fisioterapeutas 1820
INTRAFISIO - Centro clínico de referência no tratamento de lesões ortopédicas e desportivas.
INTRAFISIO, LDA - NIPC 513036385
Rua de Aveiro, Lote 2A, 3000-064 Coimbra, Portugal
Número de Registo ERS: 23601 - Licença de Funcionamento: 23687
Autor:
Fisioterapeuta Gonçalo Flores, agosto 2020