Instabilidade do Ombro
A articulação do ombro é a articulação com maior mobilidade do nosso corpo, e tem um papel importante em muitos movimentos do nosso dia-a-dia como comer ou conduzir. Todas as estruturas envolvidas nesta articulação, desde ligamentos, tendões, músculos, necessitam de estar completamente funcionais para não alterar o funcionamento normal do ombro.
Uma vez que a articulação do ombro é muito requisitada para atividades do dia-a-dia e na prática desportiva, torna-se uma zona muito suscetível a lesões. Uma disfunção de uma das estruturas que constituem esta articulação pode levar a uma situação de instabilidade do ombro.
A instabilidade do ombro é um processo patológico em que existe um movimento excessivo da cabeça do úmero em relação à cavidade glenóide. Existem vários tipos de instabilidades e a patologia pode ter várias causas como laxidez ligamentar, evento traumático ou movimentos repetidos e levar a episódios de dor, fraqueza muscular e consequente diminuição da funcionalidade.
Nas imagens demonstro-lhe alguns exercícios que podem ser integrados num processo de reabilitação desta patologia. Todos os exercícios aqui demonstrados não dispensam uma avaliação por um fisioterapeuta de forma a definir um programa adequado à sua situação.
Fisioterapeuta Gonçalo Flores
Ordem dos Fisioterapeutas 1820
INTRAFISIO - Centro clínico de referência no tratamento de lesões ortopédicas e desportivas.
INTRAFISIO, LDA - NIPC 513036385
Rua de Aveiro, Lote 2A, 3000-064 Coimbra, Portugal
Número de Registo ERS: 23601 - Licença de Funcionamento: 23687
Autor:
Fisioterapeuta Gonçalo Flores, agosto 2020