Síndrome do Túnel Cárpico
Tem dormência, formigueiro ou dor na mão? Sabia que esses sintomas podem estar associados à Síndrome do Túnel Cárpico (STC).
O túnel cárpico é um canal que se situa na parte anterior do punho. Dentro deste canal passam nove tendões (Figura 1), envolvidos nos movimentos da mão e do punho, e o nervo mediano. Quando existe uma lesão nesta zona, o nervo mediano pode ser comprimido e provocar sintomas como sensação de formigueiro, de dormência ou dor na zona inervada pelo nervo.
A STC está associada a atividades ou posturas que envolvam a colocação do punho numa posição de flexão, visto que aumenta a pressão no canal, enquanto que posições de extensão do punho vão diminuir a pressão e aliviar a sintomatologia. Esta síndrome tem três fases: a fase leve, em que a sintomatologia anteriormente descrita aparece de forma intermitente; a fase moderada, em que os sintomas são constantes; e a fase severa em que existe uma atrofia da musculatura tenar.
A primeira coisa que deve fazer, independentemente da fase em que está, é identificar as atividades que agravam os sintomas ou que aumentam a compressão na zona do túnel cárpico, e cessar essas atividades ou arranjar estratégias de forma a diminuir a sobrecarga na zona. Por exemplo, se trabalha várias horas ao computador, a tendência será colocar o punho numa ligeira posição de flexão enquanto manuseia o rato, aumentando a compressão no canal cárpico. Uma estratégia que pode adotar é adquirir um rato ergonómico que coloque o punho numa posição menos exigente para esta zona.
Além disso, realizar um pequeno alongamento dos tendões do punho que passam no canal pode, de igual forma, ajudar a aliviar os sintomas. Desta forma, deve realizar 15 vezes o alongamento demonstrado na Figura 2, 2/3 vezes por dia de forma dinâmica.
Se ambas as estratégias não melhorarem a sua sintomatologia, a Fisioterapia pode ajudá-lo no alívio dos sintomas com técnicas e exercícios mais específicos.
Fisioterapeuta Gonçalo Flores
Ordem dos Fisioterapeutas 1820
INTRAFISIO - Centro clínico de referência no tratamento de lesões ortopédicas e desportivas.
INTRAFISIO, LDA - NIPC 513036385
Rua de Aveiro, Lote 2A, 3000-064 Coimbra, Portugal
Número de Registo ERS: 23601 - Licença de Funcionamento: 23687
Autor:
Fisioterapeuta Gonçalo Flores, julho 2020
Figura 1 Figura 2