Tenho uma hérnia discal lombar, tenho de ser operado?
A coluna vertebral é o eixo central do nosso corpo e é constituída por músculos, cápsulas, tendões, nervos, ligamentos, ossos e discos intervertebrais que em conjunto têm um papel fundamental na manutenção da posição bípede. Os discos intervertebrais encontram-se entre as vértebras e possuem duas componentes principais: o núcleo pulposo (no centro) e o anel fibroso. Estes discos são maioritariamente constituídos por água e têm um papel fundamental na sustentação da coluna, na absorção de impactos e na distribuição de cargas.
Se pensar em duas fatias de pão com doce no seu interior, e se estas forem pressionadas, o doce vai sair, certo? A hérnia discal funciona de forma idêntica. Quando existe uma lesão no anel fibroso, o líquido gelatinoso que está no seu interior vai sair para o meio exterior, ocorrendo um deslocamento de uma parte do disco intervertebral para fora da sua localização anatómica normal.
Apesar disso, em cem pessoas com dor lombar, apenas quatro têm dor proveniente de uma hérnia discal lombar com sintomas descritos como uma dor lombar associada a sintomas de dor nos membros inferiores, parestesias e/ou fraqueza devido à compressão de uma raiz nervosa.
Ter um exame de imagem que relata a presença de uma hérnia discal lombar significa que ela é a causa da minha dor?
Pode ter um exame de imagem a demonstrar a presença de uma hérnia lombar e não apresentar qualquer dor ou sintoma relacionado com a hérnia, mas sim com uma dor lombar não específica. A dor lombar não específica está presente em 85% dos casos em que existem queixas de dor lombar. Nestes casos, as alterações de imagem encontradas não têm uma relação direta com os sintomas que a pessoa apresenta.
E em relação ao tratamento?
A maior parte das hérnias discais lombares são assintomáticas. Nos casos sintomáticos, que representam apenas 4% da dor lombar, as dimensões da hérnia não estão relacionadas com a intensidade dos sintomas, isto é, hérnias de grandes dimensões podem não provocar muita dor e outras mais pequenas podem desencadear uma dor mais forte. Além disso, cerca de 60% vão reabsorver de forma natural e não necessitam de cirurgia. Dentro da percentagem de hérnias lombares, apenas 10% podem necessitar de cirurgia.
Assim, é imprescindível uma avaliação detalhada da sua situação de forma a procurar a melhor abordagem.
Fisioterapeuta Gonçalo Flores
Ordem dos Fisioterapeutas 1820
INTRAFISIO - Centro clínico de referência no tratamento de lesões ortopédicas e desportivas.
INTRAFISIO, LDA - NIPC 513036385
Rua de Aveiro, Lote 2A, 3000-064 Coimbra, Portugal
Número de Registo ERS: 23601 - Licença de Funcionamento: 23687
Autor:
Fisioterapeuta Gonçalo Flores, junho 2020